Prevenção ao Câncer de Mama
A prevenção do câncer é uma medida tomada para diminuir a chance de desenvolver câncer. Ao prevenir o câncer, o número de novos casos de câncer em uma população é reduzido. E como consequência o número de mortes causadas pelo câncer também cai.
Para evitar que novos cânceres apareçam, os cientistas analisam fatores de risco e fatores de proteção. Qualquer coisa que aumenta sua chance de desenvolver câncer é chamado de fator de risco de câncer; Já uma coisa que diminua sua chance de desenvolver câncer é chamada de fator de proteção contra o câncer.
Alguns fatores de risco para o câncer podem ser evitados, mas muitos não podem. Por exemplo, fumar e herdar certos genes são fatores de risco para alguns tipos de câncer, mas somente o fumo pode ser evitado. O exercício regular e uma dieta saudável podem ser fatores de proteção para alguns tipos de câncer. Evitar fatores de risco e aumentar os fatores de proteção pode reduzir o risco, mas isso não significa que você não terá câncer.
Um dos pontos mais importantes para a prevenção do câncer de mama é o rastreamento precoce das doenças. Estudos mostram que o rastreamento do câncer de mama com mamografia salva vidas. Não ajuda a prevenir o câncer, mas pode ajudar a encontrar o câncer cedo quando ele é mais tratável. Para a maioria das mulheres, as mamografias regulares devem começar aos 40 anos, e partir dai anualmente.
mas as recomendações específicas variam de acordo com a idade e o risco.
Temas frequentes
Fatores de Risco
Estudos mostraram que o risco de câncer de mama é devido a uma combinação de fatores. Os principais fatores que influenciam seu risco incluem ser uma mulher e envelhecer. A maioria dos cânceres de mama é encontrada em mulheres com 50 anos ou mais.
Exames de Rotina e Alto Risco
No Brasil, o câncer de mama é o responsável por 28% dos novos casos de câncer diagnosticados todo o ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além disso, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e, para 2016, a estimativa do INCA era de 57.960 novos casos da doença.
História pessoal e familiar
Se você ou alguns de seus familiares tiveram câncer de mama, você pode estar interessado na possibilidade desta doença ter um carater hereditário em sua família. Para isso, a melhor maneira de começar é aprender mais sobre sua história da família tanto de sua mãe quanto de seu pai.
Cirurgias Redutoras de Risco
A mastectomia profilática é uma cirurgia para remover uma ou ambas as mamas para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. De acordo com o National Cancer Institute, a mastectomia profilática em mulheres portadoras de uma mutação do gene BRCA1 ou BRCA2 pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em 95%.
Entendendo o que significa a classificação de BI-RADS
O termo BI-RADS, um acrônimo em inglês para Breast Image Reporting and Data System, é uma classificação desenvolvida pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) com intuito de padronizar os relatórios mamográficos, de forma a minimizar os riscos de má interpretação dos laudos da mamografia, facilitar a comparação de resultados para futuros estudos clínicos e ajudar a padronizar a conduta mundialmente.
Entre em contato conosco
Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.