Conversando sobre o Câncer de Mama
Descobrir que você tem câncer pode ser devastador para você, assim como para amigos e familiares. As pessoas geralmente não sabem o que dizer. Eles podem se sentir tristes e desconfortáveis e podem ter medo de perturbá-la. Eles podem estar com medo da possibilidade de perder você. Às vezes as pessoas acham mais fácil não dizer nada porque estão com medo de dizer a coisa errada.
Só você pode decidir quando contar a seus amigos e familiares que você tem câncer. As pessoas estão muito preocupadas com a notícia de que alguém tem câncer. A maioria das pessoas precisa e quer falar com alguém quando se encontra nesse tipo de situação. Pense com antecedência para que você possa dizer a eles o que eles podem fazer quando perguntarem como podem ajudar
Às vezes, contar as pessoas mais próximas a você ajuda a entender a realidade do que está acontecendo. Algumas pessoas acham que, conversando, começam a resolver problemas e a pensar em outras questões. Pense em quanto você deseja compartilhar. Você pode querer explicar que tipo de câncer você tem, quais tratamentos você pode precisar e seu prognóstico. Ao conversar com outras pessoas, você pode anotar as perguntas que surgem para poder discuti-las com sua equipe de tratamento do câncer.
Pode ser útil começar fazendo uma lista de pessoas com as quais você deseja conversar pessoalmente. Então você pode fazer outra lista de amigos que você socializar com menos frequência e ter outro amigo ou membro da família contatá-los com a notícia. As pessoas costumam dizer a sua esposa ou parceiro primeiro, depois outra família e amigos próximos. Também é importante informar seus filhos.
Temas frequentes
Conversando com os filhos
Se você cuida é de crianças pequenas (de 3 a 9 anos) como mãe ou avó, pode ser tentador protegê-las do fato de você ter câncer de mama. Os especialistas concordam que isso não é uma boa ideia. Mesmo as crianças muito pequenas sentem quando os membros da família parecem estressados ou ansiosos, ou quando as rotinas habituais são interrompidas.
Conversando com o parceiro
Se você é casado ou vive junto em um relacionamento, seu cônjuge ou parceiro provavelmente sentirá o maior impacto de seu diagnóstico. É natural que o seu parceiro tenha medo por saúde e seu bem-estar e sinta-se preocupado com o que irá acontecer a longo prazo. Como vocês dois administram uma casa juntos, vocês provavelmente se acostumaram a certos papéis e responsabilidades.
Conversando com parentes e amigos
Como a maioria das pessoas, você provavelmente tem parentes próximos e amigos que vê e conversa regularmente, assim como um círculo mais amplo de contatos com os quais você pode se manter em contato ocasionalmente. Você decide para quem você quer contar sobre seu diagnóstico e como deseja revelar as informações. No mínimo, é importante dizer às pessoas que estão mais próximas de você, porque elas provavelmente são uma fonte de apoio emocional e prático.
Entre em contato conosco
Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.