Doenças benignas da mama

As condições benignas das mamas são tumores comuns ou outras alterações no tecido mamário que não são câncer. Ter uma condição benigna da mama pode ser assustador no início, porque os sintomas muitas vezes imitam os causados ​​pelo câncer de mama. Você ou seu médico podem sentir um nódulo ou ver secreção mamilar, ou sua mamografia pode apresentar algo que requer testes adicionais.

Qualquer alteração anormal na mama pode ser um sinal de câncer e precisa ser verificada. No entanto, muitas mudanças acabam sendo benignas. Na verdade, as condições benignas da mama são bastante comuns – ainda mais comuns do que o câncer de mama.

Embora as condições benignas da mama não sejam câncer, algumas podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama.

Você e seu médico podem desenvolver um plano de acompanhamento adequado ao seu diagnóstico. Condições que não aumentam o risco de câncer de mama normalmente não exigem mais nenhuma ação além das recomendações usuais de rastreamento de câncer de mama para mulheres habitual

Já para condições que acarretam um risco moderado de câncer de mama, seu médico pode sugerir que você faça rastreios mais frequentes com mamografia e / ou outros exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética.

Esta seção inclui informações sobre algumas das condições benignas da mama mais comumente diagnosticadas.

Temas frequentes

MASTALGIA

Dores nas mamas (mastalgia) são um sintoma muito comum em mulheres de todas as idades, gerando muita ansiedade e medo em relação ao câncer de mama. Mas a mastalgia, como sintoma isolado não está associado ao câncer de mama, sendo mais relacionado à uma condição benigna da mama assim como dores da parede torácica devido a outros fatores.

SAIBA MAIS

MASTITES

A mastite lactacional é uma infeção que ocorre nas mamas relacionada ao leite. Este quadro é comum em pacientes que estão amamentando, pois, as bactérias da boca do recém-nascido entram pelo mamilo e infectam o seio.  Estima-se que este quadro ocorra em cerca de 10% das mulheres que amamentam. Está associada a dificuldades na amamentação, acúmulo de leite, e lesões no mamilo (fissuras).

SAIBA MAIS

CISTOS E NÓDULOS

Os fibroadenomas são nódulos mamários sólidos e não cancerosos que ocorrem mais frequentemente em mulheres entre as idades de 15 e 35 anos. Ele pode parecer firme, liso, emborrachado ou duro e tem uma forma bem definida.

SAIBA MAIS

FLUXO PAPILAR

Fluxo papilar é qualquer líquido que sai do mamilo fora do período de amamentação. Você pode ter que apertar o mamilo para obter o líquido para sair, ou ele poderia sair espontaneamente, sujando o sutiã.

SAIBA MAIS

GINECOMASTIA

Ginecomastia é o crescimento do tecido mamário em meninos ou homens, causado por um desequilíbrio dos hormônios estrogênio e testosterona. A ginecomastia pode afetar um ou ambos os seios e, às vezes, de forma desigual.

SAIBA MAIS

Entre em contato conosco

Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.

Iniciar Conversa
1
Olá, como posso te ajudar?