Câncer de Mama
Se você é visitante desta área do nosso site, você provavelmente acabou de ouvir as palavras que nunca quis ouvir: “Você tem câncer de mama”.
Nesse momento, é normal ter várias emoções, incluindo choque, medo, estresse e raiva. Talvez você se sinta sobrecarregada pelos termos médicos que você acabou de ouvir durante a consulta. Você pode estar preocupado com o bem-estar de sua família ou com a possibilidade de dor, perda de cabelo ou outros efeitos colaterais do tratamento. Você pode estar perguntando: Como vou passar por isso? Eu vou viver?
A resposta de cada mulher ao diagnóstico é diferente. A princípio, pode ser difícil entender as notícias ou até mesmo acreditar. Você pode se sentir atordoada, como se estivesse assistindo a vida de outra pessoa na frente de você. Você pode se sentir assustada e triste.
A medida que você aprende mais sobre o câncer de mama e suas opções de tratamento, essa sensação de impotência começa a diminuir e desaparecer. Em seu lugar, você pode se ver inundada de emoções diferentes, algumas que parecem esmagadoras e difíceis e outras que parecem mais fáceis de administrar.
Após o choque inicial do diagnóstico, algumas mulheres fazem perguntas como “Por que eu?” “Como isso pode ter acontecido?” Ou “O que eu fiz para merecer isso?” Você pode até se sentir envergonhada ou se culpar pelo câncer.
Você não fez nada para causar câncer de mama. Culpar a si mesmo ou se sentir castigada por comportamentos passados é uma reação comum, mas isso dá uma falsa sensação de controle sobre uma situação. Querer dar sentido ao câncer de mama é normal, mas tente se concentrar em suas necessidades agora mesmo. Isso ajudará você a olhar para frente, não para trás.
Com tanto para aprender e entender, você pode se sentir sobrecarregada e incerta sobre o seu futuro. Você pode se perguntar como tomar decisões sobre seus próximos passos.
Considere como você lidou com a incerteza no passado. Você pode querer saber tudo o que puder sobre a sua situação. Ou você pode querer saber apenas o que precisa saber para passar pelo tratamento.
Encontrar maneiras de abordar seus sentimentos e obter o apoio necessário é importante. Às vezes, imediatamente após o diagnóstico, isso pode significar lidar bem até que você tenha mais tempo para se sentar e lidar com suas emoções.
Temas frequentes
Prevenção
A prevenção do câncer é uma medida tomada para diminuir a chance de desenvolver câncer. Ao prevenir o câncer, o número de novos casos de câncer em uma população é reduzido. E como consequência o número de mortes causadas pelo câncer também cai.
Sintomas do Câncer de Mama
Algumas pessoas não apresentam qualquer tipo de sintomas relacionado ao câncer, e este é encontrado durante um exame de rastreamento com uma mamografia ou um exame físico feito por um médico.
Diagnósticos do câncer de mama?
Para o médico determinar se os seus sintomas são causados por câncer de mama ou por uma doença benigna da mama, ele fará um exame físico completo, além de um exame de mama. Eles também podem solicitar um ou mais testes de diagnóstico para ajudar a entender o que está causando seus sintomas.
Situações Especiais
Existem alguns tipos de câncer de mama que quando ocorrem um uma determinada população ou em determinada faixa etária necessitam maiores cuidados. Os principais exemplos destes tipos de pacientes são: mulheres jovens, gestantes, mulheres idosas e homens
Conversando sobre a doença
Descobrir que você tem câncer pode ser devastador para você, assim como para amigos e familiares. As pessoas geralmente não sabem o que dizer. Eles podem se sentir tristes e desconfortáveis e podem ter medo de perturbá-la. Eles podem estar com medo da possibilidade de perder você.
Tratamentos do Câncer de Mama
O estágio do seu câncer de mama e quão grande o tumor cresceu, desempenham um grande papel na determinação do tipo de tratamento que você precisará. Para começar, seu médico determinará o tamanho, o estágio e a classificação do câncer.
SAIBA MAIS
Vida após o Câncer de Mama
Hoje, há mais sobreviventes de câncer de mama nos EUA do que qualquer outro grupo de sobreviventes de câncer. Três milhões, para ser exato. Este número surpreendente significa que, de alguma forma, o câncer de mama provavelmente tocou a vida de pelo menos algumas pessoas que você conhece.
Entre em contato conosco
Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.