Cirurgias para Câncer de Mama
A maioria das mulheres com câncer de mama tem algum tipo de cirurgia como parte de seu tratamento. Existem diferentes tipos de cirurgia de mama, e isso pode ser feito por diferentes razões, dependendo da situação. Por exemplo, a cirurgia pode ser feita para:
- Remover o máximo possível de câncer (cirurgia conservadoras – setorectomia /quadrantectomia ou radicais – mastectomia)
- Descobrir se o câncer se espalhou para os linfonodos embaixo do braço (biópsia do linfonodo sentinela ou dissecção de todos os linfonodos axilares)
- Restaurar a forma da mama após a remoção do câncer (reconstrução da mama)
- Aliviar os sintomas do câncer avançado
O seu médico pode recomendar uma determinada operação com base no seu tipo de tumor, levando em consideração sempre a localização e extensão da doença e também o tamanho da mama de cada paciente. É importante conhecer suas opções para poder conversar sobre elas com seu médico e fazer a escolha certa para você.
Tipos de Cirurgias
Conservadoras (Setorectomia/Quadrantectomia)
A remoção do nódulo na mama pode ser feito através de dois tipos de cirurgias conservadoras: a setorectomia e a quandrantectomia. Após o diagnóstico de câncer de mama realizada por uma biópsia na mama, devemos programar o tratamento cirúrgico da paciente. O objetivo do procedimento cirúrgico é remover o nódulo e algum tecido saudável ao redor do tumor, para que se tenha certeza que toda a doença foi totalmente removida.
Radicais (Mastectomias)
Ao tratar cirurgicamente pacientes com câncer, o objetivo principal do mastologista é remover o máximo possível de câncer. Por esse motivo, se você tiver câncer de mama, os médicos podem recomendar uma mastectomia radical modificada (MRM).
A mastectomia radical modificada é um procedimento que remove toda a mama – incluindo a pele, tecido mamário, aréola e mamilo – junto com a maioria dos gânglios linfáticos das axilas. No entanto, os músculos do peito permanecem intactos.
Cirurgias axilares para câncer de mama (BLS / Linfonodectomia axilar)
Se você tiver câncer de mama invasivo, o mastologista provavelmente removerá alguns dos gânglios linfáticos debaixo do braço durante a cirurgia na mama. Examinar seus linfonodos ajuda seus médicos a descobrir a extensão do envolvimento do câncer (se ocorreu disseminação para a região axilar. Quando o câncer de mama atinge o sistema linfático axilar existe um risco aumentado de células cancerígenas estarem circulando em outras partes do corpo.
Entre em contato conosco
Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.