HPV e câncer de colo de útero

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção viral que é transmitida entre as pessoas através do contato pele a pele. Existem mais de 100 variedades de HPV, 40 das quais são passadas por contato sexual e podem afetar seus genitais, boca ou garganta.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças Americano (CDC), o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum que afeta homens e mulheres. É muito comum que a maioria das pessoas sexualmente ativas tenha alguma variedade de HPV em algum momento da vida, mesmo que tenham poucos parceiros sexuais.

A maioria das pessoas contrai o HPV por contato sexual direto, como o sexo oral. Como o HPV é uma infecção pele a pele, a relação sexual não é necessária para contrair a infecção.

Quais são os sintomas da infecção pelo HPV?

As verrugas associadas à maioria das infecções por HPV desaparecem por conta própria, sem sinais ou sintomas. Mas o vírus ainda está no corpo de uma pessoa infectada. Como resultado, essa pessoa pode, sem saber, passar o HPV para parceiros sexuais.

Quando o vírus não desaparece sozinho, pode causar sérios problemas de saúde. Estes incluem verrugas genitais. O HPV também pode causar câncer cervical e outros cânceres genitais, pescoço e garganta.

Os tipos de HPV que causam verrugas são diferentes dos tipos que causam câncer. Assim, ter verrugas genitais causadas por HPV não significa que você desenvolverá câncer. Os tipos de vírus de HPV são caracterizados em  baixo risco e alto risco. Tipos de baixo risco não podem causar câncer cervical e são tratáveis. Os tipos de HPV de alto risco podem causar células anormais no colo do útero, que podem evoluir para câncer se não forem tratadas.

Tipos de HPV mais comuns

O HPV 6 e 11 são tipos de HPV de baixo risco. Eles estão ligados a cerca de 90% das verrugas genitais. O HPV 11 também pode causar alterações no colo do útero. As verrugas genitais parecem lesões em forma de couve-flor em sua genitália. Eles geralmente aparecem algumas semanas ou meses após a exposição de um parceiro sexual infectado.

O HPV 16 e 18 são os tipo mais comuns de HPV de alto risco e geralmente não causa nenhum sintoma perceptível, embora possa causar alterações cervicais que levam a formação do câncer de colo de útero O HPV 16 e o ​​HPV 18 são juntos responsáveis ​​por aproximadamente 70% de todos os cânceres cervicais em todo o mundo.

Quais testes podem detectar a infecção pelo papilomavírus humano?

Todas as mulheres a partir dos  21 anos de idade devem fazer exame de Papanicolaou anualmente. Exames regulares ajudam a identificar células anormais em mulheres. Estes podem sinalizar câncer cervical ou outros problemas relacionados ao HPV.

Através do exame de captura híbrida do HPV, pode-se identificar se o vírus que você tem é de alto ou baixo grau. Se você tiver HPV de alto grau, seu médico pode querer monitorar as alterações cervicais com mais frequência. Seu médico também pode querer fazer um teste de acompanhamento com colposcopia. Este procedimento usa um instrumento (um colposcópio) para examinar sua vagina e colo do útero mais de perto para procurar áreas anormais.

As alterações cervicais que levam ao câncer geralmente levam dez anos ou mais para se desenvolver, e as infecções por HPV geralmente desaparecem sozinhas em um ou dois anos sem causar câncer.

Como a infecção pelo papilomavírus humano é tratada?

A maioria dos casos de HPV desaparece por conta própria, portanto, não há tratamento para a infecção em si. Em vez disso, o seu médico provavelmente vai querer que você faça testes repetidos em seis meses por 2 anos para verificar se a infecção pelo HPV persiste e se houve alguma alteração celular que precise de mais acompanhamento. Para problemas de saúde relacionados ao HPV, como verrugas ou câncer, o tratamento será direcionado para o problema específico.

Como a infecção pelo papilomavírus humano é evitada?

As maneiras mais fáceis de prevenir o HPV são usar preservativos e limitar o número de parceiros sexuais que você tem.

Além disso, o CDC recomenda a vacina contra o HPV para meninos e meninas de 11 ou 12 anos. Mulheres e homens podem ser vacinados até os 26 anos. A vacina protege contra os tipos de HPV conhecidos por estarem associados ao câncer e também para prevenir alguns deles. tipos que causam verrugas.

Temas frequentes

Miomas Uterinos

Miomas são tumores benignos que se desenvolvem dentro ou fora do útero da mulher. Às vezes, esses tumores se tornam bastante grandes e causam fortes dores abdominais e períodos menstruais intensos. Na maioria dos casos, eles não causam sinais ou sintomas.

SAIBA MAIS

Corrimento Vaginal

O corrimento vaginal é uma presença constante em mulheres que menstruam. Pode começar alguns meses antes de seu período começar na adolescência. Geralmente diminui após a menopausa. Ele é o modo como o corpo de uma mulher expele o fluido e células que não necessita mais.

SAIBA MAIS

Iniciar Conversa
1
Olá, como posso te ajudar?