Cirurgias Radicais – Mastectomias
Ao tratar cirurgicamente pacientes com câncer, o objetivo principal do mastologista é remover o máximo possível de câncer. Por esse motivo, se você tiver câncer de mama, os médicos podem recomendar uma mastectomia radical modificada (MRM).
A mastectomia radical modificada é um procedimento que remove toda a mama – incluindo a pele, tecido mamário, aréola e mamilo – junto com a maioria dos gânglios linfáticos das axilas. No entanto, os músculos do peito permanecem intactos.
A decisão de realização de uma mastectomia envolver muitos fatores, tais como:
- Tamanho do nódulo e número de nódulos com o diagnóstico de câncer (doença multifocal)
- Tamanho da mama
- Localização do tumor na mama
- Outros achados suspeitos na mamografia associados (microcalficaçãos)
- Alto risco de desenvolvimento de novo tumor na mama
- Idade da paciente
- Grande defeito estético se for realizado cirurgia conservadora
O procedimento MRM é umas das opções padrão para o tratamento de câncer de mama. Outras opções cirúrgicas incluem:
- Mastectomia simples: quando e realizada apenas a retirada da mama sem a abordagem da região axilar.
- Mastectomia radical (Hasted): cirurgia de exceção. Realizada quando a paciente tem um grande volume de doença, mesmo após a quimioterapia. É realizada a retirada da mama, dos músculos peitorais e dos linfonodos axilares
- Mastectomia poupadora de mamilos (mastectomia subcutânea): cirurgia da retirada da glândula da mama com a preservação da pele e do mamilo. Geralmente utilizada em mama pequenas e que a doença está localizada longe do mamilo. Nessa cirurgia é realizada a reconstrucão da mama com prótese no mesmo tempo cirúrgico.
- Mastectomia poupadora de pele: cirurgia realizada quando a doença esta muito perto do mamilo e não chance de preservação do mesmo, porém a pele que reveste a mama e preservada para uma reconstrução imediata.
Procedimento de mastectomia radical modificada
O objetivo geral de um procedimento de MRM é remover todo ou a maioria do câncer presente, preservando o máximo possível de tecido saudável da pele. Isso possibilita a realização de uma reconstrução mamária imediata ou tardia, se a paciente tiver indicação.
Para uma mastectomia radical modificada, você será colocado sob anestesia geral. O mastologista realizará algumas marcações para preparar a incisão e delimitar o contorno da mama. Ao fazer uma incisão no peito, seu médico puxará cuidadosamente a pele para trás o suficiente para remover o tecido mamário. Eles também removerão a maioria dos gânglios linfáticos debaixo do braço, se for necessário. Todo o procedimento geralmente leva de duas a quatro horas. Uma vez que a mama e removida, esta e encaminhada para uma analise minuciosa para detectar o tamanho da doença entre outros parâmetros. O seu médico também colocará drenos na área da mama para drenar qualquer excesso de líquido. Eles podem permanecer na sua mama por até uma a duas semanas.
Possíveis complicações cirúrgicas
Como em qualquer procedimento cirúrgico, o MRM pode causar várias complicações. Os riscos desse procedimento incluem:
- Dor ou sensibilidade
- Sangramento
- Inchaço no braço ou no local da incisão
- Movimento limitado do braço
- Dormência
- Seroma (acúmulo de líquido sob o local da ferida)
- Hematoma (acúmulo de sangue na ferida)
- Distúrbios da cicatrização (cicatriz hipertrófica e quelóides)
O que esperar após a cirurgia?
Os tempos de recuperação diferem de uma pessoa para a outra. Normalmente, as pessoas permanecem no hospital por um ou dois dias. Em alguns casos, seu médico pode recomendar radioterapia ou quimioterapia após o procedimento de mastectomia.
Em casa, é importante manter sua área cirúrgica limpa e seca. Você receberá instruções específicas sobre como cuidar do local da ferida e como se banhar adequadamente. A dor é normal, mas a quantidade de desconforto que você experimenta pode variar. O seu médico pode sugerir analgésicos, mas tome apenas o que é prescrito.
A remoção dos linfonodos pode fazer com que seu braço fique rígido e dolorido. O seu médico pode recomendar certos exercícios ou fisioterapia para aumentar o movimento e prevenir o inchaço. Execute esses exercícios lenta e regularmente para evitar lesões e complicações.
Se você começar a sentir mais desconforto ou se notar que está se recuperando em ritmo mais lento, agende uma visita com seu médico.
Tipos de Cirurgias
Cirurgias axilares para câncer de mama (BLS / Linfonodectomia axilar)
Se você tiver câncer de mama invasivo, o mastologista provavelmente removerá alguns dos gânglios linfáticos debaixo do braço durante a cirurgia na mama. Examinar seus linfonodos ajuda seus médicos a descobrir a extensão do envolvimento do câncer (se ocorreu disseminação para a região axilar. Quando o câncer de mama atinge o sistema linfático axilar existe um risco aumentado de células cancerígenas estarem circulando em outras partes do corpo.
Entre em contato conosco
Envie sua mensagem, dúvida, sugestão. Responderemos assim que possível.