Biopsias de Mama
A biópsia da mama é um procedimento médico simples no qual uma amostra de tecido mamário é removida e enviada para um laboratório para teste. A biópsia da mama é a melhor maneira de avaliar se um nódulo suspeito . É importante lembrar que os nódulos mamários nem sempre são câncer. Existem várias condições que podem causar nodulo nos seios. Uma biópsia mamária pode ajudar a determinar se um nódulo em seu seio é maligno ou benigno
Existem vários métodos de obter o material para análise e a escolha dependerá do tipo de lesão e da forma da imagem (mamografia ou tomossíntese, ultrassonografia e ressonância magnética). O procedimento geralmente é simples e rápido.
Tipos de biópsias
- PAAF (Punção Aspirativa com Agulha Fina)
Este é o tipo mais simples de biópsia de mama e pode ser usado para avaliar um nódulo que pode ser sentido durante um exame clínico das mamas. Para o procedimento, você está deitado em uma mesa. Enquanto estabiliza o nódulo com uma mão, o médico usa a outra mão para direcionar uma agulha muito fina para o nódulo.
A agulha é anexada a uma seringa que pode coletar uma amostra de células ou fluido do nódulo. A aspiração com agulha fina é uma maneira rápida de distinguir entre um cisto cheio de fluido e uma massa sólida e, possivelmente, evitar um procedimento de biópsia mais invasivo. Se, no entanto, a massa for sólida, uma amostra de tecido será obtida. Essa técnica Também pode ser recomendada para avaliação de linfonodos suspeitos.
Com a punção, é possível aliviar um cisto e seu conteúdo deve ser desprezado, sem necessidade de avaliação adicional, a não ser que seja transparente ou hemorrágico Nos casos de nódulo sólido, o material é colocado em uma lâmina e enviado para análise do patologista.
- Biópsias de Agulha Grossa (Core biopsy ou True Cut)
Este tipo de biópsia da mama pode ser usado para avaliar um nódulo na mama que é visível em uma mamografia ou ultra-som ou que seu médico sente durante um exame clínico das mamas. Um radiologista ou mastologista usa uma agulha grossa para remover amostras de tecido da massa mamária, na maioria das vezes usando orientação por ultrassonografia.
Várias amostras, cada uma do tamanho de um grão de arroz, são coletadas e analisadas para identificar características que indicam a presença da doença. Dependendo da localização da massa, outras técnicas de imagem, como mamografia ou ressonância magnética, podem ser usadas para guiar o posicionamento da agulha para obter a amostra de tecido.
Diferentemente da PAAF, esse tipo avalia o perfil molecular do tumor, o que permite sua classificação nos diversos subtipos moleculares do câncer de mama e para um planejamento terapêutico específico.
- Biópsias a vácuo ou Mammotomias
Nas biópsias a vácuo, inicialmente conhecidas como mammotomia o calibre da agulha costuma ser maior do que o utilizado na core biopsy e o dispositivo onde se acopla a agulha apresenta mecanismo a vácuo, o que facilita a obtenção do tecido. Assim, é possível obter fragmentos teciduais de melhor qualidade, reduzindo o risco de subdiagnóstico, sobretudo nas microcalcificações. Indicada preferencialmente para avaliação de microcalcificações suspeitas , lesões intra-ductais, e nódulos menores que 10mm.
- Biópsias cirúrgicas
São classificadas em biópsia incisional (retirada de pequeno fragmento para diagnóstico) e biópsia excisional (retirada de toda lesão). Habitualmente são indicadas apenas nos casos em que o diagnóstico não foi possível de ser detectado pela biópsia percutânea.
A biópsia cirúrgica é geralmente feita em uma sala de cirurgia usando sedação.
Temas frequentes
Recebendo a notícia e gerenciando medos de câncer de mama
Tantas mulheres que você conhece podem ter tido câncer de mama – amiga e vizinhas, colegas de trabalho, parentes. Parece que toda vez que você se vira, o câncer de mama é notícia no jornal ou na TV. Você pode estar com medo de desenvolver câncer de mama pela primeira vez ou de receber um diagnóstico após uma mamografia. Se você já teve câncer de mama, pode ter medo de uma possível recorrência ou mesmo da possibilidade de que o câncer de mama possa tirar sua vida.
Tipos de tumores
EM BREVE
Estadiamento
EM BREVE