Conversando com parentes e amigos sobre o Câncer de Mama

Conversando com parentes e amigos 

Como a maioria das pessoas, você provavelmente tem parentes próximos e amigos que vê e conversa regularmente, assim como um círculo mais amplo de contatos com os quais você pode se manter em contato ocasionalmente. Você decide para quem você quer contar sobre seu diagnóstico e como deseja revelar as informações. No mínimo, é importante dizer às pessoas que estão mais próximas de você, porque elas provavelmente são uma fonte de apoio emocional e prático.

  • Decida a quem você quer contar e planeje a conversa com antecedência. É provável que haja certas pessoas em sua vida – pais, irmãos e amigos próximos, por exemplo – com quem você deseja compartilhar informações diretamente. Determine se você deseja compartilhar as notícias pessoalmente (se for prático) ou por telefone. Passe algum tempo planejando como será. Alguns parentes e amigos podem reagir com choque, surpresa e até desânimo. Manter o foco nos fatos como você os conhece e no plano de tratamento daqui para frente pode ser útil para cada um de vocês.
  • Esteja preparado para aceitar e pedir ajuda. Amigos e familiares costumam responder a um diagnóstico de câncer perguntando: “Posso fazer alguma coisa para ajudar?” Esteja preparado para essa pergunta com algumas sugestões específicas. Você pode pedir-lhes algumas horas de assistência infantil, ajudar com uma refeição caseira ou algum outro favor. Antecipe o que você pode precisar e mantenha uma lista de “tarefas” que você pode fazer.
  • Diga a seus entes queridos qual será o plano para compartilhar atualizações sobre sua condição. Você pode não querer assumir a tarefa de telefonar para a família e os amigos ou ter que atender suas ligações enquanto estiver no meio do tratamento. Considere atribuir uma “pessoa pontual” ou duas para manter as outras atualizadas. Você pode querer usar o e-mail ou a web para postar atualizações regulares se tiver um círculo de contatos especialmente grande ou extenso.
  • Definir limites de comunicação, se você precisar. Você pode encontrar-se sobrecarregado com chamadas e visitas de familiares e amigos que querem verificar como você está. Se isso acontecer, considere filtrar suas ligações e depois devolvê-las todas no final da semana, ou peça a um membro da família confiável para devolvê-las. Você também pode limitar as visitas a 1 ou 2 dias ou noites por semana. Você pode pedir a um amigo ou parente para organizar as pessoas que querem ajudar.
  • Entenda que a família e os amigos podem não responder da maneira que você quer. Esteja preparado para o fato de que algumas pessoas podem dizer ou fazer a coisa errada, não porque sejam indelicadas, mas simplesmente porque não sabem como responder. Eles podem procurar razões por que você tem câncer de mama, como dieta, exercício ou fatores de estilo de vida. Eles podem oferecer clichês como “Seja forte”, “Seja positivo” ou “Se alguém puder lidar com isso, é você”. Eles podem querer contar histórias sobre outras pessoas que sabem que tiveram câncer de mama. Ou eles podem começar a evitá-lo completamente, porque eles não sabem o que dizer ou fazer. Tente não tomar nada disso pessoalmente. Em vez disso, concentre-se na família e nos amigos que podem lhe dar o tipo de apoio de que você precisa.
  • Lembre-se de que você tem controle sobre até onde deseja espalhar a notícia. Embora seja importante informar seus parentes mais próximos, amigos e pessoas que serão afetadas diretamente, você pode decidir se deseja ou não informar a outra pessoa. Algumas pessoas acham útil manter certos espaços em suas vidas “sem câncer”, apenas para que eles nem sempre tenham que lidar com perguntas sobre como estão se saindo ou como estão se sentindo.

Temas frequentes

Conversando com o parceiro

Se você é casado ou vive junto em um relacionamento, seu cônjuge ou parceiro provavelmente sentirá o maior impacto de seu diagnóstico. É natural que o seu parceiro tenha medo por saúde e seu bem-estar e sinta-se preocupado com o que irá acontecer a longo prazo. Como vocês dois administram uma casa juntos, vocês provavelmente se acostumaram a certos papéis e responsabilidades.

SAIBA MAIS

Iniciar Conversa
1
Olá, como posso te ajudar?